terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Resultado

Características da amostra
Do total de 1.800 indivíduos para serem entrevistados, obteve-se informação de 1.459, o que representa 80% do previsto. Na Tabela 1 encontra-se a distribuição dos indivíduos estudados segundo algumas variáveis sóciodemográficas. Houve predominância de indivíduos do sexo feminino (60%), com menos de 40 anos (61,5%) e casados (60,2%). Dos entrevistados, 31,6% não completaram o primeiro grau e 34,7% referiram uma renda familiar igual ou menor que três salários mínimos. A grande maioria declarou-se católica (74,2%).



 
Consumo de álcool
Declararam fazer uso de bebidas alcoólicas 52% dos entrevistados (Figura 1). A bebida mais consumida por esses indivíduos foi a cerveja, tendo sido referida por 88,8% daqueles que disseram fazer uso de álcool. A média de idade com que começaram a beber foi de 18,8 anos (desvio padrão = 4,96), sendo que um quarto desses indivíduos o fez antes dos 16 anos e metade até os 18 anos. A idade mínima referida para o início de uso de álcool foi de 4 anos e a máxima de 50 anos.



A prevalência de consumidores na amostra cai, sobretudo, a partir dos 50 anos (Figura 2). A proporção de abstinentes foi maior entre as mulheres, os protestantes, os viúvos, aqueles de menor renda e menor escolaridade (Tabela 2). Observou-se ainda uma interação entre as variáveis renda e sexo, com uma associação mais forte da abstinência com níveis de renda inferiores entre os homens do que entre as mulheres.


Ao se estudar cada uma dessas variáveis separadamente, com as demais sob controle (RPC ajustada), apenas a escolaridade perdeu o nível de significância da associação com o consumo de bebida alcoólica, para um valor de p inferior a 0,05.


Nenhum comentário:

Postar um comentário