terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Material e Método

Amostra
População de referência. A população investigada era composta de moradores da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro-Brasil, com mais de 13 anos de idade. No presente trabalho, foi estudada uma amostra de cerca de 250.000 habitantes. A Ilha do Governador tem uma população bastante heterogênea quanto ao nível socioeconômico, distribuída por 19 bairros e 13 favelas.

Tamanho
Para cálculo do tamanho amostral foram considerados os seguintes parâmetros:
- prevalência em homens = 6%
- prevalência em mulheres = 4%
- erro amostral = 2%
Assim, obteve-se um tamanho amostral de 1.800 indivíduoscom mais de 13 anos.

Instrumento
Para avaliar o consumo de substâncias psicoativas e a prevalência de alcoolismo aplicou-se a cada indivíduo sorteado um questionário com 52 perguntas fechadas que incluíam, entre outras, questões sobre dados socioeconômicos e o teste CAGE. O consumo aqui abordado refere-se somente ao fato do entrevistado ter declarado fazer uso de bebida alcoólica, isto é, não ser abstêmio. Não se avaliou a quantidade, a freqüência ou a duração do consumo. O teste CAGE foi utilizado como critério para categorizar os entrevistados como alcoolistas ou não. Trata-se de questionário, composto por quatro perguntas, desenvolvido em 1968, que considera como caso suspeito de alcoolismo alguém que responda afirmativamente a duas ou mais perguntas. No Brasil sua validação foi feita por Masur e Monteiro, que encontraram uma sensibilidade de 88% e uma especificidade de 83%. Estudos de validação em outros países têm obtido valores semelhantes para a sensibilidade, e uma especificidade entre 90 e 95%. Entretanto, tais estudos não têm avaliado o seu desempenho em populações gerais. No caso da presente investigação, o estudo de validação do teste CAGE não foi realizado por insuficiência de recursos financeiros e dificuldades operacionais.

Análise dos dados
A associação do consumo de bebida alcoólica e do alcoolismo com as variáveis demográficas e socioeconômicas foi estudada através dos "odds-ratio" ou razão de produtos cruzados (RPC). Essa medida, embora utilizada com maior freqüência em estudos de delineamento caso-controle, pode ser adotada para estimar a associação entre variáveis categóricas, além de possibilitar o uso de regressão logística. O grau de significância das RPC não ajustadas foi avaliado pelo teste do qui-quadrado.
O efeito de fatores potencialmente "confounding" e de interações foi estudado, inicialmente, através de análise estratificada com estimação de "odds-ratio" de Mantel-Haenszel. Para isso utilizou-se o conjunto de programas EPI INFO -versão 5.01b. Finalmente procedeu-se à análise multivariada pela regressão logística, utilizando-se o programa MULTLR. As RPC obtidas através desse procedimento serão referidas como RPC ajustadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário